(92) 3584-1812 | (92) 99288-5343      atendimento@athodermatologia.com.br    |   

PELE e MENOPAUSA

A pele feminina passa por múltiplas transformações em diferentes épocas normais da vida como menstruação e menopausa.

O aparecimento ou agravamento da acne é um exemplo típico de alteração comum na adolescência. E na menopausa o que ocorre na pele ?

-

Em primeiro lugar é interessante distinguir Climatério de Menopausa. O climatério é o período em que há diminuição progressiva dos hormônios femininos como B-estradiol e a progesterona produzidos pelos ovários e pela glândula adrenal e; ao contrário, o aumento dos hormônios masculinos ou androgênicos, como a testosterona, culminando com a parada da menstruação ou menopausa. Isso, normalmente, ocorre por volta dos 45 anos de idade, porém, pode aparecer mais precocemente .

-

O climatério pode ser um período de muito sofrimento para a mulher. Cessa a menstruação, a voz se modifica, o clitóris aumenta de tamanho e a libido, isto é, o apetite sexual vai desaparecendo. Alterações psicológicas e neurológicas podem advir como e diminuição da memória e até a mesma depressão .


No corpo e na pele ocorrem inúmeras importantes manifestações: 


O cabelo cai e se torna “ralo” na cabeça, mas, os pelos podem aumentar no rosto que, por vezes se torna mais oleoso e com tendência a desenvolver acne;

 Já o restante da pele e a genitália se tornam muito secos;

 suor excessivo pode se desenvolver ;

 “flush”, os conhecidos “fogachos” ou surtos de vermelhidão na face são comuns ;

 modificações estruturais contribuem ainda mais para a modificação do aspecto não só da pele como do corpo inteiro como atrofia(afinamento), redução da função de barreira e da síntese de fibras elásticas e colágenas, tornando a pele mais frágil ; como a própria paciente diz: “minha pele perdeu o viço depois da menopausa e ficou rapidamente envelhecida” ;

 Como se não bastasse, a região genital sofre alterações como, redução da gordura e do volume da região pubiana e dos grandes lábios e os pequenos lábios crescem, principalmente, em pacientes com predisposição familiar. O canal vaginal, como a pele, fica ressecado e isso pode originar dor à relação sexual, diminuindo ainda mais o prazer sexual, já em baixa pelo declínio hormonal ;

A tendência ao aumento do peso provoca também o escurecimento das virilhas o que aumenta, ainda mais, o constrangimento feminino .


Para minimizar os efeitos negativos da menopausa, sugerimos que alguns cuidados específicos sejam tomados o quanto antes :

Alimentação adequada ( pobre em açúcar refinado e rica em Ômega 3) acompanhada de suplementação orientada ;

Exercícios Físicos ;

Equilíbrio emocional e do sono ;

Modulação hormonal ;

Combinação de alguns tratamentos que devem ser realizados na clínica como : Laser de CO2 fracionado ; Ultrassom microfocado ; Bioestimuladores de colágeno injetáveis ( Sculptra e Radiesse) ; Skinbooster com ácido hialurônico ;

Essas são algumas combinações que possibilitam a formação de colágeno, promovendo firmeza e sustentação , além de uma pele mais hidratada e viçosa. 

Mantendo a mulher sempre feliz e com sua autoestima elevada .

-

Gostaria de saber mais? 

Agende sua consulta pelos telefones :

(92) 3584-1812 ou (92) 99288-5343



10 de Outubro de 2019